sábado, 3 de junho de 2023

VIVA A MEMÓRIA HISTÓRICA DE CARNAUBAIS: Chico Dantas um Agricultor respeitado e diferenciado que fez história em nosso município

 

O ilustre carnaubaense Francisco Dantas Sobrinho (Chico Dantas), nasceu em 3 de outubro do ano de 1.925 na comunidade do Umbuzeiro e batizado na capela de Santa Luzia - Carnaubais. Seus pais migraram do município de Afonso Bezerra e constituíram uma posse de terra as margens do Rio Umbuzeiro, ali encontrou o ambiente natural e propicio a construir sua família e criar todos os seus  descendentes. Seu Chico Dantas é um desses conterrâneo merecedor de sua admiração, um cidadão que sabia apenas assinar o seu nome, no entanto tinha uma visão e consciência de classe que buscava sempre alcançar os seus direitos como cidadão.


Criado na agricultura de subsistência aprendeu a lavrar a terra e a usufruir da riqueza de nossa flora e fauna, pois a comunidade era rica em aves, animais e mel de abelha. Seu Chico Dantas casou-se com a Senhora Josefa Francisca Dantas, onde constituíram 14 filhos, mas é pai de mais 5 filhos fora desse matrimônio. 


No início dos anos 90 tive a oportunidade de juntos mobilizarmos os trabalhadores rurais e reabrirmos o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) que encontrava-se fechado. Com a presença da FETARN, realizamos uma grande assembleia em que foi constituído uma Comissão Provisória composta por: Presidente - Francisco Dantas Sobrinho; Secretário - Luiz Militão; e Tesoureiro - Giovane Dantas de Melo. Com 90 dias, foi realizado a eleição e seu Chico Dantas foi eleito presidente para um mandato de 3 anos.


Francisco Dantas Sobrinho faleceu no dia 14 de janeiro do ano de 2.021, aos 95 anos completo. Deixou esse legado na construção histórica do nosso município, contribuiu como trabalhador, cidadão e líder sindical. Fica aqui esse registro público desse trabalhador que o admiramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário