segunda-feira, 26 de junho de 2023

História Contemporânea Carnaubaense: Homenagem ao ex-prefeito Giovani Silva Wanderley

 

Nos sentimentos  no dever em repassar a nossa história dos  cidadãos(a) carnaubaenses que contribuem com o nosso desenvolvimento e dentro de suas competências ajudou Carnaubais a progredir. Reconhecendo que as pessoas merecem serem reconhecidas em  vida, hoje trazemos aos amigos leitores uma homenagem ao  cidadão Giovani Silva Wanderley. Nascido na Timbaúba,        , filho do casal: Alcides De Oliveira Wanderley, criança fez parte das primeiras turmas da escola do Grupo Rural do distrito de Carnaubais. Como era  uma constância em sua época, os jovens buscarem uma nova experiência nas grandes cidades, fosse na capital brasileira no Rio de Janeiro, ou São Paulo. Em 1954, embarcou no mixto de Abelardo Rodrigues com destino a Cidade Maravilhosa, onde trabalhou no comércio carioca.


O destino o fez regressar a nossa cidade recém emancipada, no ano de 1.964, dado a um trágico acidente automobilístico em que ceifou a vida do seu pai e de mais 6 conterrâneos se constituindo na maior tragédia já registrada em nossa cidade. O mixto de Chico de Pio, que fazia a linha uma vez por semana entre Carnaubais e Mossoró via Assú, ao retornar de Mossoró bateu em outro veículo caindo  em uma ponte antes da cidade de Assú. O fato fez Giovani regressar a sua terra natal e passar a administrar a propriedade do seu pai.


Chegando do Rio de Janeiro, trouxe novas experiências e procurou contribuir com uma melhor vida social na pequena cidade várzeana. Abriu um clube social e proporcionou uma nova dinâmica aos jovens e a sociedade carnaubaense, promovendo exuberantes festas para cidade e circunvizinhos. Ingressou no comércio de cereais, comprou algodão, feijão, milho e cera de carnaúba, depois migrou para a atividade da construção civil, panificação e a política, onde foi eleito prefeito em 1.982 assumindo um mandato de 6 anos. 


Proporcionou um desenvolvimento e melhorias coletivas como: A central de transmissão de televisão que permitia aos carnaubaenses terem acesso aos canais de televisão: Globo, Bandeirantes, SBT e Manchete, se constituindo em uma revolução na comunicação em nossa cidade. Pavimentou várias ruas, construiu a sede da Câmara Municipal, concluiu a atual estrutura do hospital de Carnaubais, instituiu o abastecimento d'água nas comunidades rurais por carro pipa. Viabilizou a escola de 2º Grau Alcides Wanderley, instituiu o primeiro ensino infantil em nosso município, entre outras ações.


Hoje ainda é um atuante cidadão, diretor da rádio 104 Líder FM de Carnaubais e produtor de grãos e galinhas caipiras, ovelhas e gado  em sua fazenda Olho D'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário