sábado, 24 de junho de 2023

LAIRTON SANTOS DESCREVE A ÁGUA NA SUA COMINIDADE

Na década de 80 e 90 as coisas eram muito difíceis e uma das maiores dificuldades era o abastecimento d'água, onde pra se tomar um banho tinha que ir pegar água nas cruzetas de calão ou de jumento, muitas vezes a gente saía daqui de Olho D'água pra pegar água no jenipapeiro.

O tempo foi passando e ainda nos anos 90 foi iniciado o abastecimento no carro-pipa, as pessoas colocavam os tambores na estrada e o carro enchia era um sofrimento, os animais bebiam a água e muitas vezes ainda virava o tambor. 

No ano de 2000 o então prefeito Nelson Gregório (in memorian) criou a adutora da zona norte levando água para os chafarizes pra quem ia pegar água na várzea no calão pra tomar um banho foi uma evolução, mas o sonho dos moradores da zona rural era que um dia tivesse água nas torneiras (água encanada). 

E no ano de 2003 o então prefeito Luizinho Cavalcante em parceria com o PAPI e associação comunitária realizou esse sonho e levou água encanada para a porta de cada morador. Foi uma alegria, nós tínhamos água a cada três dias e por algum tempo tivemos água até dia sim dia não.

A população nas comunidades foram crescendo e com isso as caixas d'água não estava atendendo a demanda devido ter aumentado o número de usuários, era necessário uma ampliação. (uma melhorada). Em julho de 2017 o então prefeito Dr. Thiago Meira, juntamente com o então secretário na época Alan Lacerda atendendo o apelo dos moradores daqui de Olho D'água ampliou a rede dando uma melhorada no abastecimento fazendo com que a água subisse nas caixas que ultimamente não estava subindo, mesmo assim o abastecimento era a cada cinco dias, e os adversários na época toda semana ia pra rádio, e dizia que era uma malvadeza que tava fazendo com nós da zona rural e que quando eles chegassem no poder esse sofrimento ia acabar, pois bem, esses cidadãos que tinha solução pra tudo e tinha a fórmula de resolver os problemas da população chegaram ao poder e das coisas melhorarem como prometeram, acredite, ficaram foi pior!  O abastecimento d'água aqui que era a cada cinco dias, passou pra oito e muitas vezes é com dez ou até com doze... Essa semana por exemplo teve água aqui com nove dias.. aí eu pergunto: É uma MALVADEZA ou uma PERVERSIDADE que tão fazendo com a gente?? 

As coisas em vez de progredir tá regredindo, CARNAUBAIS tá crescendo pra baixo que nem rabo de cavalo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário