segunda-feira, 26 de junho de 2023

Pátria Várzeana

 ITAJÁ

O município de Itajá chega aos seus 31 anos de emancipação política e administrativa, a municipalidade realizou na noite de ontem (25), uma grande festa com a Banda  Graffiti e Xodó do Nordeste. Parabéns a todos que fazem parte dessa história, que continuem superando os obstáculos e seguindo o seu desenvolvimento.



ASSÚ I

O Assú vivenciou uma grande festa alusiva ao seu padroeiro São Batista. Já os evangélicos da Assembleia de Deus, realizaram o seu 6º COMFÉ com muito sucesso.


ASSÚ II

O forte calor na cidade de Assú fez os cachorros de rua entrarem na agência do Banco do Brasil e desfrutarem do clima frio dos ar condicionados, alguém fotografou e bombou nas redes sociais. 


IBGE I

Os estudos do IBGE mostram um crescimento populacional em Carnaubais nos anos de 1.970, 1.980, 1.990. 2.000 e no último senso de 2.010, apontou um crescimento de 9% em sua população. Baseados nesses dados oficiais Carnaubais chegou a 10.972 habitantes segundo a parcial do IBGE, já o senso de 2.022 só encontrou 9.704 habitantes em nosso município.


IBGE II

Amanhã 28 será divulgado os dados oficiais do Senso, vamos aguardar o que será anunciado. Mas o que levou essa redução em nossa população? No meu ponto de vista: 1º A falta d'água nos assentamentos, muitas famílias migraram; 2º A falta de esperança de uma casa própria, pois acabaram com o programa habitacional; 3º o fechamento da Delmont, e 4º a falta de apoio a agricultura familiar.


IBGE III

Segundo o IBGE o Senso de 2010 registrou 9.762 habitantes. Se permanecer os dados de 2022, regredimos uma década.


IBGE IV

Veja os municípios que perderam população na Pátria Várzeana: Alto do Rodrigues; Carnaubais; Macau e Pendências. 


CARNAUBAIS

Com a diminuição das chuvas e a ineficiência do abastecimento d'água da municipalidade, começou a pipocar as reclamações por água nas comunidades rurais de Carnaubais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário