sexta-feira, 9 de junho de 2023

Ninguém está a cima da Lei, a maior autoridade de uma nação é sua Constituição

Nenhuma nação está livre do julgo dos ditadores. A luta por um Estado Democrático de  Direito é permanente, pois muitos trabalham para permanentemente para tornarem o Mundo ao seu modo, do seu jeito. Esses são os autoritários. Pois a sociedade é plural e assim deve ser respeitada todas as correntes de opinião sobre o amparo do maior contrato social jurídico, a Constituição. Ela sim, tem respaldo popular para garantir a democracia e a sociedade como um todo.


O Brasil é palco de mal sucedidas ditaduras, desde quando desalojaram D. Pedro ainda no Brasil Império, passando pela última ditadura militar de 31 de março de 1.964. No governo Bolsonaro, foi plantado o desejo ditatorial por um forte seguimento da sociedade mas não germinou. Graças a posição firme da maioria da sociedade, imprensa livre. Congresso Nacional e o Supremo Tribunal de Justiça. Prevaleceu o acordo Constitucional e a soberania nacional correspondeu a altura dos desejos democráticos. Mesmo depois da posse do presidente eleito Lula, aguardavam os autoritários o desfecho do golpe tentado algumas vezes e culminando com a desordem do dia 8 de janeiro com a invasão aos três poderes em que achavam que recorreriam aos militares para ocuparem o poder e por ordem no Brasil. Mas frustraram-se dado a capacidade dos poderes constituídos resolverem dentro da lei. Caíram em desgraça e pagam pelos crimes cometidos.


É essa mesma lei que deve ser mantida e vigiada pela sociedade pois o desejo autoritário  está em todas as classes sociais e precisam serem vigiadas por uma sociedade livre, consciente e democrática. Existem autoritários em todos os partidos sejam de direita ou de esquerda. O importante é não serem maioria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário