quarta-feira, 24 de maio de 2023

VIVA A MEMÓRIA HISTÓRICA DE CARNAUBAIS: Toinho de Angelina e sua sortida bodega na Antiga Cidade de Carnaubais

 Carnaubais ainda Vila, viu surgir a bodega de Antônio Fortunato de Albuquerque (Toinho de Angelina), esposo da funcionária gerente Agência  dos Correios, Fausta Fonseca. Toinho abriu uma bodega sortida, como se dizia, tinha de tudo. Cereais,  perfumaria, ferragem, material de construção, peças para bicicleta e lâmpadas,  querosene, combustíveis, bojão de cozinha e até munição para armas, utensílios para pesca e etc.


Sua mercearia no centro da cidade, também era ponto diário das discursões e articulações política de nossa cidade, era a referência oposicionista democrática. Toinho foi um dos fundadores do MDB, ainda no período ditatorial que viveu nosso país, era Aluízista e seguidor da liderança do deputado Olavo Lacerda Montenegro. Lembro-me do comício no ano de 1974 dos caravaneiros do MDB, realizado em frente a sua mercearia em um final de tarde de um domingo, com a presença dos deputado estaduais: Garibaldi Alves e Olavo Montenegro, o federal Henrique Alves, o candidato a senador Agenor Maria entre outros, interessante a simples estrutura, um Jeep do vereador Pociano Bezerra com uma boca de ferro em cima do capuz e o palanque improvisado com um tonel de armazenar gasolina na mercearia de Toinho.


A cheia de 1974 acabou com o seu comércio, não resistiu a se transferir para a cidade Nova, passou a residir em Natal, já que sua esposa e filhas tinham se mudado para estudarem na capital. A foto ilustrativa foi no lançamento do livro As Marcas de uma Luta, do escritor Luizinho Cavalcante, no ano de 2010.

Foto Magno Marques.


Nenhum comentário:

Postar um comentário