segunda-feira, 22 de maio de 2023

Ex-ministro diz que Ibama usa falsa pesquisa para vetar exploração de petróleo

 O ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo afirmou nesta segunda-feira que o Ibama se baseou numa falsa pesquisa para impedir a perfuração de um poço exploratório de petróleo em alto-mar no Amapá.

Estudioso da Amazônia, da qual acaba de retornar de uma viagem por três meses, Rebelo foi ministro da Defesa e também das Relações Institucionais nos governos Dilma e Lula (PT).

Aldo Rebelo lembra que a área em questão fica a cerca de 170 quilômetros da costa do Amapá e a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas. Para o ex-ministro, ao negar a licença ambiental solicitada pela Petrobras, o Ibama agiu politicamente, prejudicando todo o País.

Ele foi entrevistado no programa Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes e no BandNews TV, e também responsabilizou o Ministério Público.

Segundo o ex-ministro, o que está por trás da decisão são interesses internacionais representados no Ministério do Meio Ambiente, que apoia a proibição e que tenta estabelecer a lógica de “santuário ecológico” de uma reunião onde vivem 25 milhões de brasileiros.

Por Diário do Poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário