domingo, 26 de março de 2023

PARTE VI: PACHECO E O SEU MAIS IDOSO HABITANTE LUIZ DE ELÓIA


Nesse trabalho de resgate histórico do povo que habitou o Pacheco desde os seus primórdios, não poderia deixar de registrar a participação do seu mais antigo morador, o SR. Luiz Perez Fernandes (Luiz de Elóia), 95 anos. Nasceu no Pacheco no ano de 1928, sendo filho do Sr. Elóia Perez, que já residia no Pacheco, ainda mata. Eram 4 casinhas espalhada nesse tabuleiro, caminhávamos em caminhos estreitos para quando precisávamos ir a casa do vizinho mais próximo. Luiz de Elóia viu todo desenvolver de sua comunidade, que passou a bairro, e viu chegar o seu desenvolvimento. ruas e mais ruas até com nomes e tudo que tem sido construído.


Nessa VI parte, também registramos a presença dos cidadãos: Sebastião de Ulisses e Zé Pão, moradores na comunidade e proprietários operário de pedreira, responsáveis pela pedra consumida para os alicerces e brita em toda a construção de Carnaubais. O bairro Pacheco também deu outra importante contribuição a nossa construção civil com a fabricação do acal na caieira de Valeriano e D. Ricardina Fonseca.


Outro cidadão que registramos nesse constexto, foi o artesão Manoel Horácio, produzia tamboretes, usando a madeira do facheiro e o assento de couro de gado, ele juntamente com sua esposa Luzia, também trabalhavam habilidade e com perfeição a construção de louça de barro, faziam panelas, quartinhas, potes, panelas e bules, que eram comercializados na feira de Antiga Cidade de Carnaubais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário