quinta-feira, 23 de março de 2023

O BRASIL MUDOU, LULA TEM LUTADO CONTRA A POLÍTICA EXORBITANTES DOS ALTOS JUROS DO BANCO CENTRAL E NÃO TEM SIDO RESPALADADO PELO CONGRESSO

O Mundo mudou e não poderia ser diferente no Brasil, para tomar posse por sua terceira vez comentei aqui que o presidente Lula encontraria uma conjuntura diferente das vezes anteriores. Ao sair do governo e reeleger a presidenta, Dilma Russef - PT, o País começou a paralisar sua economia ao ponto que entramos em recessão a partir de 2014. Aconteceu todo um processo de insatisfação popular que levou ao Impeachment da presidenta, tudo dentro da Constituição Brasileira, inclusive com a presença do Ministro Lewandowski a mesa dos trabalhos.


Após a posse de Michel Temer -MDB, as forças neoliberais e as fortes forças do capital com boa aceitação na Câmara e no Senado, mudaram a seu favor algumas situações que fortaleceram o capital, entre elas a independência do Banco Central, a Reforma Previdenciária, Trabalhista entre outras... A presidência de Jair Bolsonaro, não existiu como governo manteve-se entre dois polos, a pauta cristã da família, satisfazendo ampla parcela dos evangélicos e a parte econômica foi entregou a Paulo Guedes, deixando  a política com o Senador Ciro Nogueira e o deputado Arthur Lira, que desenvolveram o famoso Orçamento Secreto.


O presidente Lula foi eleito com uma pequena maioria, porém o parlamento elegeu uma esmagadora maioria de neoliberais, basta ver o RN, Lula ganhou disparado e só fez 2 deputados e nenhum senador. A justa disputa do presidente Lula, com o presidente do Banco Central, Campos Neto, dado a elevada e exorbitante a taxa de juros na ordem de 13,75%, demonstra o quanto é frágil o apoio de Lula no Congresso Nacional. Pois a independência do Banco Central e a nomeação de Campos Neto, demonstra ter respaldo nas casas legislativas. O presidente Lula apesar de ter sido eleito com uma larga frente política, depois de eleito ainda precisou abrir mais espaços até com antagonistas, mais vem patinando sem o efeito desejado. É o Brasil tendo as diretrizes das políticas dominadas pelo sistema financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário