O Brasil completou 20 anos de políticas de igualdade racial, nesta terça-feira (21). O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou a data lançando um pacote de medidas de combate ao racismo. A data marca o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé e a fundação da Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, que aconteceu em 2003.
A celebração no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Lula, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e de outros ministros, que também assinam as iniciativas.
No evento, a ministra afirmou que “as desigualdades têm raça, classe e gênero, exigindo enfrentamentos específicos e transversais”, e chorou ao anunciar cota para negros em cargos no governo. O decreto do presidente Lula reservará 30% das vagas de cargos comissionados ou em função — aqueles ocupados temporariamente por empregados públicos indicados por autoridade — para pessoas negras.
247
Nenhum comentário:
Postar um comentário