sexta-feira, 31 de março de 2023

DITADURA NUNCA MAIS: 59 anos do triste golpe militar de 31 de março de 1964! VIVA A DEMOCRACIA

 

O Brasil completa hoje 31, aniversário de 59 anos do ultimo golpe militar executado em nosso País, em que destituíram o governo legítimo, constitucional e popular de João Goulart. O golpe foi apoiado pela igreja católica conservadora, a grande imprensa, os latifundiários, banqueiros e o grande empresariado, que contaram com o apoio dos Estados Unidos.


Congresso  fechado, o País passou a ver os horrores dos Decretos do General Castelo Branco a quem passou a governar a nação. Cassação de mandatos de deputados e senadores, prisão de governadores, Exílio político para os artistas, políticos, religiosos e intelectuais.


Na nossa região o líder operário e deputado estadual Floriano Bezerra, foi preso, torturado e perdeu o mandato. Após 25 anos de insucessos, já enfraquecidos, a oposição conseguiu a anistia aos presos e exilados, o povo foram as ruas exigindo o fim da ditadura em uma grande campanha pelas Diretas Já, que culminou com a vitória de Tancredo Neves, que faleceu antes da posse, assumindo a presidência o seu vice-presidente José Sarney - MDB, que resultou com o maior avanço democrático e social  da nossa nação, a Constituição Federal de 1988.


Ditaduras nunca mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário