Carnaubais da Minha Infância XXVI
Na Carnaubais de minha infância, chegou a nossa amada Vila dos Carnaubais o padre Américo Vespúcio Simonetti. Considero ter sido um divisor na história do catolicismo em nossa comunidade. O jovem padre assuense, foi o primeiro a organizar a juventude com ações sociais em que deu uma nova dinâmica a religiosidade do nosso povo.
Sua presença impulsionou mobilizações capaz de realizar a primeira reforma na capela de Santa Luzia construída por Abel Cabral. Colocou um piso de mosaico, modificou o altar de Santa Luzia e na parte externa modificou a simples arquitetura do templo religioso, implantando a construção de uma cruz ao lado direito da fachada da capela em que colocou o sino e dando uma nova visão arquitetônica.
Padre Américo, diferente dos seus antecessores que faziam somente celebrar a missa e ia embora, passou a se reunir e mobilizar os jovens, os casais cristãos. Suas atividades também mobilizou a comunidade em que possibilitou recursos para construir uma excelente casa paroquial. A mesma após a emancipação política do nosso município em 1963, passou a ser a primeira sede da municipalidade carnaubaense, que teve como prefeito nomeado o Sr. Rivadávial Alves Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário