segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

A DEMOCRACIA EXIGE PARTICIPAÇÃO, SERIEDADE E PROJETO DE GOVERNO

 Luizinho Cavalcante - Home | Facebook

Por que temos tantos partidos políticos? Primeiro, não temos necessidades de termos oficializados 33 partidos político no Brasil, vulgarizaram; Segundo, ser "dono" de partido  passou a ser negócio lucrativo, pois hoje são mantidos pelo povo com o fundo partidário e o fundo eleitoral. Ambos importantes a vida democrática, porém está sendo muito mal usado o dinheiro pela grande parte dos dirigentes. Terceiro, a sobrevivência de determinadas lideranças que usa da condição de um frágil partido em um município e estado e passa a tirar proveito nas alianças eleitorais.


O que tem feito o Congresso para melhorar essa situação? Pouco. Mas a lei eleitoral vigente de 2017, criou a cláusula de barreira que já tirou os partidos como o: Pátria Livre; PHS, REDE, Patriota, DC, PCdoB, PCB, PCO, PMB, PMN, PRP, PRTB, PSTU e PTC. Aconteceram uma fusão do PCdoB e Pátria Livre, o que salvou o PCdoB nessa cláusula de barreira. Uns não resistiram e outros passaram a viverem como de segunda categoria sem o fundo eleitoral, tempo de rádio, televisão e não prarticipam de comissões no parlamento, quando esse tem representação.


O que é um partido político? É uma organização política formado por pessoas livres que se organizam para ocuparem o poder político de acordo com o seu pensamento expresso em seu programa. Defendo que todo partido era para apresentar candidatos a governadores e a presidente da República, defendessem suas ideias, no segundo turno, ai sim apoiassem um dos dois que o povo assim escolheram. Infelizmente nas cidades com menos de 200 mil eleitores não é permitido o segundo turno. Não entendo como um partido político não tem projeto de poder, vive de alianças e negociatas. No meu entender não cumprem o principal objetivo exigido pela democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário