quinta-feira, 21 de outubro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA IX

O tempo áureo da cera de carnaúba e do algodão exerceu uma importância e fundamental importância a nossa economia, falo do proprietário rural, José Cabral, cumpriu papel importante na nossa economia e por consequência no social. Possuidor de várias propriedades produtivas no: Poço Verde, Santa Luzia e Pai João, possuía inúmeros moradores que plantavam para a sua subsistência e eram financiados pelo Sr. José Cabral com a cultura do algodão e a cera de Carnaúba. Exercia com sabedoria o papel de produtor, comerciante e financiador da produção dos seus moradores.


Quando ainda residia em Santa Luzia, pois depois mudou-se para o Assú. O empresário comprou um rádio em que no final das tardes para a boca da noite camponeses das mais diversas comunidades se deslocavam a sua residência para ouvir cantoria de repente no potente rádio que encantava os varzeanos. 


Possuidor de uma máquina em que batia o pó da palha da carnaúba, gerava empregos e renda aos nossos conterrâneos. Também possuía uma rural em que além de servir as suas necessidades, serviu muito aos varzeanos que necessitavam de um socorro em caso de saúde.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário