domingo, 24 de outubro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA X

 O BALAIO DE CIPÓ TIMBOPEVA - PASSO A PASSO - YouTube

O balaio foi um dos utencílio doméstico entre outros muito usado pelas nossas famílias na várzea do Açu. Confeccionado com talos secos da carnaúba por mãos habilidosas do artesão. Era usado para as colheitas de: batata, milho, feijão, algodão, manga, macaxeira, banana, graviola, limão, entre tantos outros, até as padarias usavam para armazenar os pães, bem como os vendedores também usavam como meio de transportar os pães no comércio a domicílio.  A" modernidade" e a exigência do mercado consumista, foi ultrapassando a sua existência deste utensílio tão útil e gerador de renda e natural, pois quando velho e sem serventia a natureza logo o absorvia voltando a terra mãe, o que podemos dizer que é um produto sustentável e necessário ao meio ambiente. Hoje foi substituído por produtos advindos do plástico industrializado fora do nosso meio que  transferiu o emprego de nossa região para os centros desenvolvidos além de ser um terror para o meio ambiente. Pois uma peça de plástico pode durar 400 anos para ser absolvido pela natureza.

 

Assim vai se construindo a dependência e a pobreza, quando deixa o ser humano dependente de uma cultura que não o domina. Assim tem sido o percurso pelos varzeanos do Açu, que antes sabiam o eram agricultores e criadores e assim produziam. Hoje formamos um povo em sua grande maioria, sem  saberem o que são, pois produção quase não temos mais e o seu conhecimento foi destruído por novas tecnologias que os não dominam. Nos restou pobreza, um falso desenvolvimento pelo fato de termos acessos a alguns aparelhos do mundo industrializado, no entanto sobrevivendo de transferências sociais dos governos municipais, estaduais e federal.


As consequências está a nossa vista, basta olhar os noticiários sobre a falta de segurança e o desajuste social incontrolável por governos que ainda não incluíram o povo em seus orçamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário