sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Partido dos trabalhadores 41 anos de história e de luta.

Neste 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores PT completou oficialmente 41 anos de fundação, na realidade o PT surgiu das lutas populares, sindicais do ABCD Paulista. Em 1978, quando da grande greve dos metalúrgicos do ABCD, um grupo de operários tendo a liderança de Luiz Inácio Lula da Silva, Djalma Bom, Vicentinho e outros planejaram fundar um partido de trabalhadores. Aí surgiu o manifesto do PT, dois anos, na data supra citada surgia oficialmente o Partido dos Trabalhadores.  Começou a luta para se criar diretório em todo país.

Aqui em Carnaubais, o Partido começou a ser construído também a partir do ano de 1978, com as idéias trazidas por José Eudes, Mineiro, Gutemberg Carneiro, e abraçada por Luizinho Cavalcante.

Em 1980, Carnaubais teve como sempre na vanguarda, sendo uma das primeiras cidades do estado a legalizar o diretório do PT, antes mesmo de Natal que apoiava nossa construção de partido. O primeiro presidente foi Luiz Gonzaga Cavalcante Dantas que também posteriormente foi vice presidente do diretório estadual.

Em 1982 o Partido dos Trabalhadores PT de Carnaubais participou da primeira eleição,  tendo como candidato a prefeito Luizinho, vice prefeito José Bênio Pinheiro, e mais quatro  candidatos a vereadores: Sebastião Cordeiro da Silva(in memoriam), Francisco Mário Cabral de Albuquerque(Pelé), Roberto Cabral e Laércio Salvino. Depois daí, o Partido sempre participou da vida política, tendo candidatos próprios, coligações e apoiando/lançando vereadores.

 Após várias tentativas pelo partido PT,  Luizinho consegue se eleger, mas por outro partido. O partido sempre foi um instrumento de lutas do povo Carnaubaense, participando de todos os movimentos sociais na cidade pela democracia, liberdade e contra as injustiças. Apesar de toda luta, só em 2016 o PT fez o primeiro vereador eleito, o senhor Josenildo Fonseca. O partido hoje continua legalizado, e nestes 41 anos tem sido a voz do povo. A nível nacional o PT esteve 14 anos no poder com Lula e Dilma, é o maior partido do Brasil,  tem o maior  número de filiados,  a maior bancada na Câmara Federal e o mais combativo partido brasileiro.

Viva o Partido dos Trabalhadores PT

Professor presidente do PT municipal de Carnaubais Carlos Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário