sábado, 27 de fevereiro de 2021

Veja a origem da palavra vereador e o seu significado

 

A palavra vereador vem do verbo verear  que vem do latim usado na Roma Antiga,  significa zelar, vigiar pelo bem-estar da comunidade. traduzido para o  português chama-se vereda, que é caminho estreito, daí na Roma Antiga o cidadão que andava nas longas veredas visitando as distantes comunidades e voltavam ao governo relatando o sofrimento e a dor do povo,  deu-se o nome de verea-dor. O cidadão que andou em caminhos estreitos e viu de perto a dor do povo.

 

Portanto ser um autêntico vereador representante do povo hoje é o que anda nas maus tratadas estradas do município, visita as comunidades e traz para o debate para mostrar ao governante o sofrimento do povo na educação, saúde, na falta d'água, desemprego, estradas, iluminação e etc. Esse é o verdadeiro vereador que se elegeu na confiança do povo em lhe representar com honestidade e dignidade.

 

Portanto um vereador reclamar da escuridão em uma rua, a falta d'água em outra, a má conservação da estrada, a falta de marcação de exames de saúde, não é fazer o debate pequeno. Esse é o verdadeiro representante da dor do povo, além de cumprir o papel de fiscalizar o executivo e propor leis que melhore a vida dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário