quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Cientistas descobrem planeta parecido com a Terra e que pode ter vida

 

 Astrônomos identificaram um possível planeta com dimensões muito semelhantes às da Terra orbitando uma estrela a cerca de 150 anos-luz de distância, na Via Láctea. Batizado de HD 137010 b, o corpo celeste tem aproximadamente 6% a mais de tamanho que o nosso planeta e ocupa uma região considerada estratégica em torno de sua estrela, o que levanta a hipótese de condições favoráveis à existência de água líquida em sua superfície.

A descoberta é resultado de um trabalho conjunto de pesquisadores da Universidade do Sul de Queensland (UniSQ), da Universidade de Harvard e da Universidade de Oxford. O estudo foi publicado na revista científica Astrophysical Journal Letters e descreve o HD 137010 b como um planeta situado em uma espécie de transição entre a Terra e Marte, tanto em termos de tamanho quanto de posição orbital.

O planeta orbita sua estrela a uma distância comparável à que Marte mantém do Sol. Essa localização o coloca dentro da chamada zona habitável, conceito usado na astronomia para definir a faixa em que, teoricamente, a água pode existir em estado líquido na superfície de um planeta. Por essa razão, os cientistas consideram o objeto um candidato relevante na busca por mundos potencialmente habitáveis fora do Sistema Solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário