Diante da realidade do avanço tecnológico o Mundo ficou pequeno e globalizado, isso é fato e não tem como voltar atrás. Uma viagem de Portugal ao Brasil nas caravelas se fazia em 62 dias de viagens, hoje são 7 horas de avião. Se precisar falar, é em tempo real através do telefone ou internet.
O capital dominou o Mundo de uma forma tal, que os presidentes se resumem a controlar as insatisfações sociais, para que não seja pertubado a ordem do lucro e não se tenha uma convulsão social. Veja a Petrobras mesmo sendo uma empresa que a maioria dos seus acionista é o povo brasileiro, mas quem manda é a minoria, com o aval do presidente. Anexaram o preço do petróleo ao mercado internacional, causando grande lucro aos seus donos e grande prejuízo a povo. Quando o preço sobe lá fora, de imediato sobe aqui para o consumidor. Mas quando cai lá fora, quando chega a cair aqui é de forma lenta e gradual.
O preço do barril de petróleo que em março chegou a ser comercializado no mercado internacional a SS$ 140 dólar, essa semana foi reduzido a SS$ 100. Somando-se ai a redução no ICMS, era para se ter uma redução muito maior nos preços dos combustíveis e não se tem. É como se Diz, está tudo dominado, cadê as autoridades?
Professor, historiador e escritor - Luizinho Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário