quinta-feira, 28 de julho de 2022

OPINIÃO: O SISTEMA DE REELEIÇÃO NO BRASIL NÃO TEM SIDO BOM PARA A POPULAÇÃO

 Venho cada vez me convencendo que o sistema de reeleição no Brasil tem ocasionado mais prejuízo a nação do que ganhos, foi uma das má herança deixada pelo  ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez até um bom mandato de avanços sociais, econômico e democrático.


O modelo em prática tem obrigado o executivo se render de forma corrupta a um segmento do parlamento por medo de CPIs que é uma prorrogativa das minorias no legislativo, e ainda por cima se associar no conluio de desvios de recursos públicos ao ponto que chegou o Orçamento Secreto, uma das mais barbaridade ocorrida no parlamento brasileiro. Os programas eleitoreiros e as concessões feitas em período eleitoral como antes nunca vista, no levará assim que passar a eleição a voltar a realidade cruel que vive a sociedade com a falta de crescimento compatível com o que precisamos, registrado nos últimos 10 anos.


Não deixarei de abordar com mais enfâse essa pauta, pois vejo que não estou só, vejo dos atuais candidatos a presidentes já abordarem o tema. Ciro Gomes - PDT, foi o primeiro e defender a tese. Já vejo o também presidenciável Lula - PT, dizer que disputará a reeleição, o que ainda é pouco, precisa assumir que lutará para acabar com a reeleição. Aqui no estado o pré-candidato a governador Fábio Dantas - SD, até o momento é o único a sustentar se eleito não irá a reeleição. Mas também precisa defender o fim da reeleição. Em fim a cruel realidade das reeleições vai nos mostrando que a experiencia não é boa e precisamos aboli-la da nossa política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário