sábado, 8 de janeiro de 2022

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA XXII

Com rio cheio e sem ponte, moradores da zona rural de Caturama ficam sem  acesso à sede

Na Carnaubais da minha infância as crianças se satisfaziam em passar seus bons tempos nas águas do Rio Açu, principalmente no Poço de Chico Carlos, onde era mais fundo e proporcionava a pularmos da barreira e aprender a nadar.

 

Mas alegria mesmo era quando o Rio Açu enchia o que era frequente pois ainda não tínhamos  a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e todas as chuvas ocorridas em sua bacia hidrográfica as águas desciam naturalmente provocando cheias. Muitas vezes ainda em dezembro o rio coberto de varzantes com: batata, feijão verde, cebola, melão, alho e coentro era devorado pelas águas da cheia. Obrigando as a famílias saírem as carreira para o leito do rio para aproveitar algo do que se tinha a colher.

 

Quando ocorria cheia, era vez de mudarmos a nossa diversão para as águas no Rio da Timbaúba, sem ponte atravessar o valente rio era um desafio a nossa geração que com bravura  superávamos a sua forte correnteza. Fazíamos isso por várias vezes em uma manhã. O tráfego de pessoas era intenso, que faziam a travessia do rio na canoa do Sr. Pedro Machuiba,  era outro atrativo para toda aquela meninada, que com tão pouco eram felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário