quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Carnaubais da minha infância XXI

 

Foto ilustrativa

O que sabemos em solo carnaubaense sobre a escravidão? Talvez a falta de conhecimento tenha contribuído para que a atual sociedade não sinta o quanto sofreram os irmãos que por ter a cor escura foram escravizados e maltratados por brancos e que até hoje infelizmente o preconceito e a intolerância ainda está muita viva em nossa sociedade.


Lendo o livro "A Ilha de Manoel Gonçalves" do escritor João Felipe da Trindade, nos trás o registro da presença da escrava Rita de 31 anos de idade, na comunidade do Rosário, pertencente ao patrimônio do Sr. José Alves Martins, avô do ex-governador Aluízio Alves. No qual encontra-se o registro no cartório do Assú.


Aqui mais próximo a nós, ouvindo relatos dos mais antigos e dos próprios familiares, encontramos a história de Quitéria, que na verdade chamava-se (Maria Romana da Conceição), que passou a viver com o também descendente afro, Manoel Quitéria Dantas, vindo de Currais Novos. Quitéria era uma descendente africana remanescente da escravidão pertencente ao Sr. Elói Lacerda, residente no Arraial. Segundo testemunhos chegou a viver mais de 100 anos (estamos na busca de documentos que comprove a sua idade), se é que a mesma tinha  pelo menos registro de nascimento assentado no livro de batismo na Paróquia de São Batista do Assú.


Quitéria morava em uma humilde casa de taipa, coberta com palha de carnaúba e portas de talo, onde hoje é nas proximidades da casa do poeta José Jhoson - Casinhas, daí a origem da comunidade Casinhas. Sem propriedades e sem condições sobrevivia em prestar seus serviços de lavar, engomar e era especialista em torrar café, seus serviços eram pagos com alimentos como: Farinha, açúcar, café, entre outros alimentos básicos.  Também era procurada por todos na redondeza para realizar as curas dos que assim ao procuravam: Olhados, espinhela caída, mordida de cobra, dor de dente, entre tantas outras mazelas que sofria a população sem tem a quem socorrer. 


Essa figura ímpar de nossa história, deixou seus descendentes em nosso meio: Tibúrcio Quitéria Dantas, João Quitéria, Ronaldo Quitéria, Chico Baíca, Manoel Pedro. Identificamos mais  descendentes: Cajaquinha, Toinha Quitéria, Canindé Dantas, Sidney, entre tantos outros. 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário