sábado, 25 de dezembro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA XIX

 

Em 1950 o Brasil vivenciou a campanha eleitoral em que elegeu Getúlio Vargas presidente da República, nesse período o vice-presidente também era votado e o eleito vice-presidente do Brasil, foi o Potiguar Café Filho. Em campanha passou por Carnaubais, onde foi acolhido por Alcides de Oliveira Wanderley, e foi recepcionado com um churrasco em sua residência na comunidade da Timbaúba. Grande números de carnaubaenses presente fato que deixou Café Filho bastante feliz.


Eleito vice-presidente, chegou a presidência da República após o suicídio cometido pelo presidente Getúlio Vargas, em 1954.


Nesse mesmo ano o filho de Alcides Wanderley, Francisco Wanderley, tinha viajado para ao Rio de Janeiro, pensando em trabalhar na capital do País. Ao chegar na cidade Maravilhosa, não foi tão fácil encontrar o esperado emprego e achou por bem procurar o presidente Café Filho. Nesse tempo a quinta feira era reservado para o presidente atender a população no palácio do Catete. Esperançoso o jovem Francisco Wanderley, enfrentou a fila que dobrava quarteirão para falar com o presidente Café Filho. Ao ser recebido, foi logo refrescando a memória do presidente. "Sou filho de Alcides Wanderley, que fez um churrasco em sua residência na Timbaúba - Assú, para o Sr. e estou aqui para lhe pedir um emprego no porto". Café Filho olhou, lembrou do feito e disse, "meu filho emprego público agora só com concurso público". Francisco em cima da bucha respondeu. " O diretor do Porto me disse, que tinha uma vaga para trabalho e se o Sr. me desse um escrito ele me colocaria na hora para trabalhar. Sendo assim, o presidente fez a recomendação e Francisco Wanderley, trabalhou no porto do Rio de Janeiro até se aposentar.


Aposentado retornou a Carnaubais onde desenvolveu por muitos anos a profissão como técnico em prótese dentária em nossa cidade. Hoje com a idade bastante avançada reside em João Pessoa com um dos seus filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário