sábado, 25 de setembro de 2021

Com o fim das coligações para a chapa de deputados, o coeficiente eleitoral será em torno de 214 mil votos para o partido eleger um deputado federal

 Eleições: Urnas são seguras e uso é transparente, afirma TSE

A Câmara Federal que em 2017 tinha aprovado o fim das coligações proporcionais a partir de 2020, assim aconteceu as eleições municipais. Esse ano voltaram a trás e trouxeram de volta as coligações, só que o Senado vetou, vamos ter eleições sem as coligações na chapa de deputado federal e estadual.

 

Essa posição deixou os partidos no RN em extrema dificuldades, na assembleia já se fala em um chapão liderado pelo presidente Ezequiel, em que em torno de 16 deputados iriam para o seu partido o PSDB, sendo que após a eleição receberia a alforria para voltarem a seus partidos. Não sei, parece atordoada a ideia.

 

Fiz um estudo de cálculo baseado no número de eleitores votantes para deputado federal no RN em 2018 e verifiquei que será necessário um partido atingir um coeficiente de 214 mil votos para que possa eleger um federal. A nova lei impõe que os partidos tenham boas nominatas de candidatos para almejarem elegerem deputados federais. Mas a nova lei garante a segunda chance aos partidos que não atingirem a coeficiente. Feito a primeira rodada dos eleitos, o partido que não elegeu deputado por não atingir o coeficiente, está vivo para a segunda rodada de preenchimento de vagas. Mesmo assim precisa o partido sair das urnas com uma excelente votação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário