quinta-feira, 30 de setembro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA VI

 Pode ser uma imagem em preto e branco de 1 pessoa e barba

No Carnaubais da minha infância não poderia deixar de mencionar o cidadão, Manoel Cirilo Manso (Manoelzinho Amâncio), esse carnaubaense trabalhador, visionário empreendedor, um curioso corajoso e inteligente repleto de realizações na: Agricultura com os seus sítios, na sua tenda de ferreiro em que tudo fazia até fabricar os moinhos e cruzetas impulsionadoras para o desenvolvimento da nossa irrigação. 

 

Foi pioneiro nos transportes de linha em nosso ainda distrito, de Carnaubais. Com suas economias comprou um Chevrolet ano 1.946 e iniciou a linha nos sábados dia da feira em Assú, onde por vários anos passou a ser o único veículo a conduzir os conterrâneos até a cidade do Assú. Também criou uma linha Carnaubais ao distrito do Porto do Mangue, onde levava os salineiros e mangaeiros até a praia. Com muito esforço evoluiu para um Chevrolet 1.958 em modelo mixto, que passou a fazer as linhas nas terças e sábados para o Açu e nas quartas e sextas-feiras, para Macau. Ainda no final do ano organizava uma romaria ao Canindé (CE).

 

Tomou gosto pelo transporte e no ano de 1.971 comprou a empresa Cabral o seu primeiro ônibus para fazer a linha de segunda ao sábado de Carnaubais ao Assú. Trabalhou para constituir a empresa, que exigia pelo menos uma frota de dois veículos e assim comprou o segundo ônibus registrando a Viação Manso, com linhas credenciadas pelo DER, Carnaubais ao Assu e Itajá. A empresa cresceu, registrou outra linha Carnaubais, Assú Mossoró e comprou a linha da antiga empresa Oeste, que fazia a linha Carnaubais a Mossoró via Vilas Rurais, hoje Serra do Mel. Chegou a possuir uma frota de 10 ônibus que prestaram serviços no transporte de aluno e também para excursões em todo o Nordeste.

 

Manoelzinho Amâncio, está relacionado entre os carnaubaenses proprietários de terra que entenderam que após a cheia de de 1.974, era necessário mudar a cidade para um local alto que seus moradores não sofresse mais com as cheias. Assim foi um dos que doaram ao prefeito Valdemar Campielo o local onde hoje está localizada a nossa cidade. 

 

Em sua memória, a gestão do prefeito Luizinho Cavalcante, deu o nome de uma rua no conjunto Núbia Lafayete e a revista Pátria Varzeana criou a comenda Manoel Cirilo Manso, em que agraciou os empreendedores de Carnaubais no lançamento de festa do lançamento da II Revista Pátria Varzeana, ocorrido em setembro de 2018.

Encontro de Carros Antigos agitou centro de Lavras nesse final final de  semana « Lavras24horas notícias em tempo real


Pode ser uma imagem de ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário