terça-feira, 28 de setembro de 2021

HISTÓRIA: Passados 61 anos, as famílias Alves e Marinho continuam vivas na disputa eleitoral Potiguar

 UMA REVOLUÇÃO PELO VOTO – A CAMPANHA PARA GOVERNADOR DE 1960 NO RIO GRANDE  DO NORTE – TOK de HISTÓRIA

No dia 3 de outubro do ano de 1.960, o angicano Aluízio Alves, disputou a eleição para governador do RN ao lado do vice-governador, o Monsenhor Walfredo Gurgel. Foi uma revolução democrática no RN. Aluízio Alves derrotou o deputado federal, Djalma Marinho,  candidato a governador e teve como vice-governador, Vingt Rosado, que contou com  o apoio do governador Dinarte Mariz e quase a totalidade dos deputados federais, senadores, deputados estaduais e prefeitos, que teve como vice-governador Vingt Rosado.


As chapas que disputaram o governo naquele ano foi totalmente interiorana: Aluízio Alves - Angicos; Seu vice-Walfredo Gurgel - Caicó. Pelo lado governista, disputou o mandato, Djalma Marinho - São José de Campestre e o seu vice, Vingt Rosado - Mossoró.

 

Após 61 anos passados seus decentes continuam vivos na disputa política Potiguar. Na família de Aluízio Alves, ainda poderão disputarem mandatos em 2022: Garibaldi, Walter, Henrique e Carlos Eduardo. Já o Ministro Rogério Marinho, neto de Djalma Marinho, pretende chegar ao senado federal. Momento muito parecido com 1.960, muito apoio chapa branca e pouco representatividade popular.  Rogério Marinho, terá uma grande desafio superar o papelão que fez contra o povo brasileiro na reforma da previdência e a trabalhista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário