quinta-feira, 23 de julho de 2020

Precisamos de uma nova ordem política partidária diante das novas leis eleitorais

Programa Registrando
O Brasil chegou a ter 35 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral, me parece muito, pois não vejo a existência de 35 correntes ideológicos na sociedade. A Lei Eleitoral nº 13.165, de 29,de setembro de 2015, alterou a Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997 e outras  causando profunda mudanças na existência dos partidos. Criou a cláusulas de barreira e proibição de coligações partidárias na chapa proporcional causando grandes dificuldades aos pequenos partidos, alguns de cunho ideológico.

Essa eleição de 2020 será demonstrado o tamanho das dificuldades dessas correntes políticas que não tiveram a capacidade de analisarem essa conjuntura e caminharam como que nada tenha mudado, principalmente na chapa proporcional. Tanto a direita como a esquerda, sentirão o peso dessa nova conjuntura.

Acredito que o bom senso apontará algumas observações como aconteceram em alguns Países com em Portugal, quando criaram a Coligação Democrática Unitária (CDU); Outra experiência vem do Chile em que Concertación de Partidos por lá Democracia uniu os partidos de esquerda e até os partidos ecológicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário