sábado, 8 de novembro de 2025

A bem da verdade: Conheça melhor a história da RN 016

 Observei uma sequência de opiniões nas redes sociais sobre o melhoramento na RN 016 entre Carnaubais e o Assú. Uns parabenizavam a governadora, outros criticavam, entrou  até votos a favor e contra. Assim é a democracia, por isso luto por sua existência e permanência. 


A RN 016 é uma via  terrestre que inicia-se na BR 304 em Assú, corta Carnaubais, Serra do Mel e termina na BR 110 em Areia Branca. Foi construída no ano de 1972, pelo então governador José Cortês Pereira, construiu as pontes e boieiras deixando a via na piçarra. No ano de 1986, o então governador José  Agripino Maia, asfaltou a RN, entre Assú e Carnaubais, dentro de uma padrão permitido para a época. Estreita, com 5,5 metros de largura, sem acostamento e muito pouca sinalização. Em 2019 foi construída a continuidade entre Carnaubais e Areia Branca, via Serra do Mel, dentro dos novos padrões do DNIT. Foi iniciada pelo governador Robson Farias e concluída no governo Fátima Bezerra.


O tempo passou o número de veículo aumentaram e a estrada não evoluiu. Andar por essa via representa perigo e sofrimento. A governadora Fátima Bezerra, sem ter recursos para realizar o devido melhoramento, contraiu um empréstimo junto ao Banco Mundial e possibilitou a recuperação de grande parte das RNs em nosso Estado. A nossa RN 016 continuará sendo "a cara da pobreza", entre Assú e Carnaubais longe do que determina a própria legislação brasileira. Não vejo nenhum motivo para parabenizar pela realização de uma péssima conservação. A nossa região e o nosso povo merece um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário