sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Continuo a defender a construção da Ferrovia Baraúnas a Angicos, como forma de promover o desenvolvimento do RN

O governo federal publicou edital e divulgou o resultado da empresa ganhadora para a construção da duplicação da BR 304, entre Mossoró e Assú. Ótimo, antes tarde do que nunca. Na vizinha Paraíba, a duplicação da BR 230 entre Campina Grande e João Pessoa, o presidente Lula inaugurou em 2009. Em Pernambuco a duplicação da BR 232 que liga Caruaru a Recife teve início em 1988.


Somente agora é que anuncia-se o início da 304, que assim seja entre Mossoró e Assú. 


A Transnordestina foi iniciada pelo governo Lula em 2006, iniciando pelo Pernambuco, se prologará pelos estados do Ceará e o Piauí, ficou de fora o nosso RN.


Continuo a defender a construção da linha ferroviária de Baraúnas a Angicos, pois de Angicos a Natal já está feita, é só melhorar. E de Macau, Guamaré a Pedra Preta. Já que de Pedra Preta em diante é a mesma que vem de Angicos.


Onde está a representação do RN em Brasília? Que fraqueza, além de não conseguirem, não escuta-se nem falarem sobre essa importante ferrovia. Pois são  nesses dois polos que encontram-se as principais fontes de produção do RN, o: cimento, fruticultura, sal, cerâmica, combustível e gás de cozinha. As vantagens são muitas. Menor custos no preço do transporte possibilitando um menor preço nos produtos, diminuiria o transito pesado de carretas na BR, e melhorando o meio ambiente com menos poluição do óleo queimado no ar. Também dava oportunidade ao transporte de passageiro, como já existe de Ceará Mirim a Natal.

Luizinho Cavalcante - Pré-candidato a Senador da República (PSB)

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