terça-feira, 24 de janeiro de 2023

OPINIÃO: Porque diminuiu a população de Carnaubais?

 Tem sido recorrente em nossa cidade a discussão nos últimos dias sobre a diminuição da nossa população, que só veio a tona com mais afinco após o IBGE constatar que a nossa população tinha reduzido ao ponto que só encontraram 9.704 carnaubaenses. O próprio IBGE divulgava uma população em 2020 de 10.867 habitantes, dados por estimativa baseado no crescimento do censo de 2010. O que aconteceu que nossa população reduziu? O governismo se queixa do povo que se recusaram a responder o Censo. Discordo profundamente dessa tese, pois o nosso povo é hospitaleiro e educado, jamais iria tomar tão radical atitude.


Se você acompanha o blog Carnaubais Para Todos, vai encontrar os motivos e as razões que fizeram os nossos conterrâneos se mudarem para outros municípios em busca de uma oportunidade. No meu ponto de vista os motivos foram esses.


* Falta de uma política geradora de empregos;

* Fechamento da escola de tempo integral no assentamento Canto Comprido;

* Falta de um programa habitacional, que ofereça moradias aos que precisam, como assim já teve;

* Falta de transporte escolar para os universitários e no turno noturno, para as áreas de assentamentos;

* A precariedade na saúde do município;

* A crise permanente de água nas comunidades;

* A falta de ação do governo federal no início da pandemia do Covid, fizeram muitos conterrâneos partirem antes do tempo.


Diante dos fatos narrados somente agora é que veio a preocupação do G3, não pelo que expusemos, mas pelo medo das receitas do município serem diminuídas, pois o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é distribuído aos municípios de acordo com a população. Como Carnaubais está recebendo o coeficientes 0,8, com a população encontrada de 9.704, voltará para o coeficientes 0,6. Pois o Decreto-Lei nº 1.881/ 1981 estipula que o município com a população até 10.188 habitantes receberá o coeficientes 0,6, a partir de 10.889 à 13 mil habitantes é que receberá o coefiencintes 0,8. Se carnaubais não atingir o número de habitantes exigido por lei, perderá em torno de um pouco mais de R$ 200 mil reais mês.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário