domingo, 15 de janeiro de 2023

A História Brasileira é Marcada por Golpes Militares: Atentai as Forças Democráticas

Nossa história política é marcada por oportunismo e golpes sempre conduzido ou com participação dos militares. Se um golpe de estado é definido como subversão da ordem institucional, podemos dizer que, no período de 1822 até o momento tivemos 9 golpes.

1º "A noite da agonia", dissolução da Assembleia  Constituinte de 1823. O Imperador D. Pedro I dissolveu a Constituinte.

2º O golpe da Maioridade em 1840. O herdeiro do trono D. Pedro II tinha apenas 6 anos e não podia assumir o poder, o Brasil passou a ser governado por uma regência.

3º Proclamação da República em 1889, o amigo do Imperador D. Pedro, Marechal Deodoro lhe toma o poder através de um golpe militar.

4º Marechal Deodoro foi declarado presidente da República em 1891.

5º O curioso caso de Floriano Peixoto. Com apenas 20 dias da posse de Marechal Deodoro a Marinha se rebela ameaça bombardear o Rio de Janeiro. Diante da pressão Marechal Deodoro renúncia e assume Floriano Peixoto.

6º Golpe de 1930. Foi de caráter civil-militar liderada pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e Minas Gerais. Assumiu o poder Getúlio Dorneles Vargas.

7º Estado Novo. Em 1937.

8º Deposição de Getúlio Vargas em 1945. Os mesmo militares que apoiaram Getúlio, o tiraram do poder.

9º Em 1964 os militares tomaram o poder do presidente João Goulart e governaram até 1985. Foi o mais longo período ditatorial no Brasil.

Diante dos fatos históricos o que aconteceu durante todo o governo do Capitão do Exército Jair Bolsonaro, foi ensaios e tentativa de golpes frustrados, sendo o de maior visibilidade o do dia 8 de janeiro do corrente ano. Aquele movimento foi e continua e vir de dentro dos quartéis das forças armadas. O governo de Lula e Alckmin está pisando em ovos. O fato ainda não foi consumado dado a bravura da imprensa brasileira, do Congresso,  do STF e do povo como constatou o DataFolha, que o movimento do dia 8, foi reprovado por 93% da opinião pública brasileira. O fato a princípio fortalece o presidente Lula, mas, a palavra golpe está resumida a traição, ambição de poder de forma fora da lei. Todo cuidado é pouco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário