quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Líder da Confederação do Equador, Frei Caneca lutou para ver o Nordeste Independente do Brasil

 

O pernambucano religioso e político Joaquim do Amor Rabelo Divino e  Caneca, nasceu em 1779 no Recife. Frade da Ordem dos Carmelitas e influenciado pelas ideias liberais da Revolução Francesa e a libertação dos Estados Unidos o inspiraram a lutar pela independência do Nordeste do domínio Português. Participou ativamente da Revolução de 1.817, que proclama a República e organiza o primeiro governo brasileiro independente. Em 1.824 toma parte na Confederação do Equador, movimento republicano e separatista do Nordeste do restante do Brasil. O movimento foi derrotado e Frei Caneca fugiu para o Ceará, foi preso, condenado a forca, onde os carrasco  não obedeceram a ordem para o seu enforcamento. Foi fuzilado em 13 de janeiro de 1.825 no Forte de São Tiago das Cinco Pontas.

 

A Confederação do Equador, foi uma Revolução contra a Monarquia de D. Pedro I, defendia o liberalismo e a independência do Nordeste, formado pelas Províncias de: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e possivelmente Piauí e o Pará.

 

Hoje 13 de janeiro a exatamente 196 anos da morte desse grande líder Nordestino que não se ajoelhou diante das injustiças sociais que viveu em sua época, sonhava em ver um Nordeste livre e prospero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário