domingo, 31 de janeiro de 2021

ASSIM ERA A NOSSA ANTIGA VILA DE CARNAUBAIS

 

A foto do arquivo do Blog Carnaubais das Antigas, no revela uma Carnaubais ainda Vila do Assú, a prova é  que ao lado direito do sobrado de Abel Alberto da Fonseca, ainda não existia o prédio sede da prefeitura. Vamos descrever para os conterrâneos mais novos a composição dessa foto e o que ela representa.

 

A Água de uma das muitas  cheias chegando na Vila pelo setor Norte, por onde adentrava as águas do Rio da Timbaúba sendo observada por seus moradores. Outra prova de que ainda éramos Vila, é a inexistência do calçamento.

 

Descrevendo as residências da direita para a esquerda: A padaria de Chico Moura, a residência de D. Creuza e João Martins, na esquina era a mercearia de Izau Martins logo a frente  o sobrado de Abel Alberto da Fonseca, na esquina oposta observamos a lateral da bodega de Toinho de Angelina.

 

Olhando por cima do prédio da mercearia de Izau, observamos a parte superior da fachada da casa do empresário do extrativismo da cera de carnaúba, Joel Siqueira e D. Zulmira. Como também ao lado esquerdo do sobrado um coqueiro que ficava por trás da residência de D. Angelina Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário