terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Artefato romano do século 2 d.C. é encontrado em um jardim na Inglaterra

 

A pedra valiosíssima, avaliada em até R$ 110 mil por uma casa de leilão, foi usada por anos como um simples apoio para montar cavalos .  

 

Vinte anos atrás, a proprietária de uma casa em Whiteparish, uma pequena vila no sul da Inglaterra, encontrou uma grande pedra de mármore em seu jardim.

 

Por causa do tamanho, a senhora decidiu usar a pedra como uma espécie de banquinho de apoio para montar cavalos – quem já subiu em um sabe que não é uma tarefa das mais fáceis. Por quase uma década, o pedregulho permaneceu lá, numa boa.

 

Até que, certo dia, os donos da casa perceberam que havia uma coroa de louros talhada em em sua superfície. Eles, então, decidiram levar um objeto a um especialista, que deu o diagnóstico: a pedra, na verdade, era um artefato romano de quase 2 mil anos de idade.

 

Ao que tudo indica, o objeto é uma estela (do grego “stela”, que significa “pedra erguida”). Estelas são monolitos com textos, esculturas ou inscrições em seu relevo.

 

Em civilizações antigas, eram usados para marcar eventos importantes, como funerais, memoriais de batalha ou, ainda, a demarcação de conquista de um território.

De em Superinteressante

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário