terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Leonel Brizola o governador da Educação, pena que não querem segui-lo

  

O ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola, era um apaixonado pela educação pública, a defendia com uma das formas transformadora das desigualdades sociais em nosso País. Em seu governo de 4 anos no Rio Grande do Sul, construiu 5.902 escolas primárias e 278 escolas técnicas.


No governo do Rio de Janeiro teve como secretario de educação o antrópologo Darcy Ribeiro e criaram os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), com arquitetura de Oscar Niemeyer. O maior projeto de educação pública desenvolvido em nosso País. Tinha médicos, odontólogos, psicólogos, muito esportes, inclusive natação.


Já fora do governo, aliou-se ao presidente eleito Collor de Melo, tendo como princípio a construção de escolas de tempo integral pelo País denominados de CIACs, aqui em nosso estrado foram construídos vários, hoje abandonados por governadores que não tem o menor compromisso com a educação das famílias dos trabalhadores brasileiros. 


Na condição de prefeito de Carnaubais, mandei um projeto de lei a câmara municipal e essa aprovou homenageando com o nome de Leonel de Moura Brizola uma das ruas no conjunto João Teixeira filho, a rua onde está localizada a escola Abel Alberto da Fonseca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário