sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Socióloga negra carnaubaense é homenageada na Câmara Municipal de Natal

Ana Patrícia Santiago

Sou filha, neta e bisneta de três mulheres negras.

A mãe de minha bisavó foi uma mulher escravizada.

Sou a primeira geração das mulheres da minha família que romperam com o ciclo do trabalho doméstico, que estudou até concluir o ensino médio e que se tornou a primeira a estudar numa universidade pública federal.

Tudo isso só foi e é possível porque mulheres e homens negros desse país resistiram e lutaram contra a escravidão e morreram pagando o preço da liberdade que temos hoje com suas vidas. Um desses bravos lutadores que representa a história do povo negro do Brasil é Zumbi dos Palmares!

Estudei muito pouco sobre a história de Zumbi na escola, o que lamento. As outras coisas que aprendi sobre Zumbi foi na militância política e ontem tive a honra de receber uma comenda em seu nome, sendo homenageada na Câmara Municipal de Natal! Uma honraria que me deixa muito feliz e emocionada, pois a história de Zumbi foi o que me trouxe até aqui. Seguindo o seu legado, continuaremos construindo a luta contra o racismo e contra o desrespeito ao nosso povo preto, contra o extermínio da juventude negra e periférica, contra a intolerância religiosa e contra toda forma de opressão que queira nos subalternizar. Continuaremos construindo o Brasil da liberdade que Zumbi começou! Parabenizo ao mandato da Vereadora @divaneidebasilio pela proposição dessa emenda e realização da Sessão Solene. E agradeço ao mandato do Vereador @pedrogorki pela indicação de meu nome à homenagem! Nossos passos vêm de longe!

Ana Patrícia Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário