sexta-feira, 26 de novembro de 2021

PAULO FREIRE É O PRIMEIRO BRASILEIRO A GANHAR UMA ESTÁTUA NA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

 

Professores definem obra como símbolo de ‘tolerância e diálogo’ em meio à ‘guerra cultural’. O educador Paulo Freire é reconhecido internacionalmente como um dos principais e mais influentes pensadores da história.

Em reconhecimento, um grupo de acadêmicos britânicos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, instalou na instituição uma escultura de bronze reproduzindo o rosto do brasileiro.

Inaugurado nesta semana, em um dos corredores da biblioteca da Faculdade de Educação, o busto de Freire é definido pelos professores locais como um símbolo de “tolerância e diálogo” em tempos de “guerra cultural” no ambiente acadêmico. O educador é o único brasileiro a ganhar uma escultura na instituição. A obra adquirida pela universidade foi criada pelo artista plástico Murilo Sá Toledo.

No Reino Unido, a instalação da estátua foi precedida pela realização do seminário “Por que o espectro de Paulo Freire está assustando a direita brasileira?”. O tema abordou o significado político do legado do educador.

Com informações: Jornal O Globo e Revista Fórum


Nenhum comentário:

Postar um comentário