terça-feira, 16 de novembro de 2021

Governo Bolsonaro faz Brasil entrar oficialmente em recessão, com queda do PIB pelo segundo trimestre consecutivo

Os erros da política econômica do governo Jair Bolsonaro fizeram com que o  Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma queda de 0,27% em setembro. O indicador aponta, ainda, que a retração no terceiro trimestre deve chegar a 0,14%. Caso o resultado seja confirmado, no dia 2 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será o segundo trimestre de queda consecutiva em 2021, o que configura recessão técnica.

 

Segundo o IBGE, o trimestre anterior já havia sido marcado pelo recuo de 0,1% do PIB. Apesar disso, na comparação anual, o indicador subiu 1,52%. No ano, o indicador acumula alta de 5,88% e de 4,22% em 12 meses. Para piorar a perspectiva de recuperação econômica, o BC revisou para baixo o dado de agosto a uma queda mensal de 0,29%, contra um recuo de 0,15% informado anteriormente. 

 

Com o resultado, o IBC-Br recuou para 138,56 pontos, abaixo dos 140,02 pontos registrados em fevereiro de 2020, antes dos impactos resultantes da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário