quinta-feira, 11 de novembro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA XII

 Pode ser uma imagem de 2 pessoas, criança, pessoas em pé e área interna

Tenho poucas fotos da minha avó materna Maria Cândida de Oliveira Cavalcante, essa foi feita no dia 9 de novembro do ano de 1985 por ocasião do aniversário de 2 anos de minha filha Mariama Thalita de Albuquerque Cavalcante, que reuniu a família na antiga sede da ADCC para comemorar o seu natalício.

 

Maria Cândida nascida em Ipanguaçu, veio com seu esposo João Inácio de Oliveira e filhos  morarem na Vila de Carnaubais em 1957, em uma residência próximo ao mercado público bem no centro da Vila. Mulher aguerrida criou seus filhos e ajudou a criar os netos, com muito trabalho, dignidade, disciplina e honestidade. O casal possuía uma propriedade na Água Branca e um pequeno comércio no Mercado Público da Vila. Maria Cândida e suas filhas: Jeni, Lindalva e Luiza, eram conhecidas na habilidade de costurar no qual tinha muitos clientes que a procuravam para confeccionar suas vestimentas.

Foto da residência do casal João Inácio de Oliveira e Maria Cândida Cavalcante

A casa do casal João e Maria era o abrigo político do ex-governador Dinarte Mariz, que o conhecia desde o tempo em que o meu avô João Inácio, comercializava algodão em Caicó com Dinarte. Maria Cândida, Faleceu aos 104 anos de idade e deixou uma prole de Cavalcantes, que uma parte se dedicou ao comércio e outra a política. Na política teve dois descendentes prefeitos de Carnaubais: Luizinho Cavalcante com 3 mandatos e Manoel Benevides de Oliveira Júnior com 1 mandato. Teve 6 netos com mandatos de vereador: Marcos Cavalcante, Thiago Cavalcante, Nicolau Cavalcante, Manoel Benevides, Danilo Oliveira e Mário César de Albuquerque Cavalcante, totalizando 12 mandatos. No comércio Teve seus descendentes: Paulo Cavalcante, Nicodemos Cavalcante, Lucia Cavalcante, Luzineide Cavalcante, Gilcema Cavalcante, Zilca Oliveira, José Oliveira Erivan Oliveira, Delma Oliveira, Edvaldo Oliveira, Alexandre Oliveira e Lincoln Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário