sexta-feira, 5 de novembro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA XI

Nenhuma descrição de foto disponível.
1º Tabelião público de Carnaubais, Sr. Mariano

 

O prefeito do município do Assú, Manoel Pessoa Montenegro (in memoriam), conseguiu junto ao governador Rafael Fernandes Pimenta, criar o Cartório Único Judiciário da Vila de Santa Luzia - Assú,  e nomeou em 6 de outubro do ano de 1936, o Sr. Mariano Barbosa de Farias, como o seu 1º tabelião público.

 

Ainda muito criança inicio dos anos 60, conheci seu Mariano, residente no Rosário zona Norte do nosso município. Mas que como tabelião público toda a semana vinha a Carnaubais para o seu ofício, era um frequentador assíduo da boa conversa no final das tardes na calçada dos meus avós, Joca Inácio e Maria Cândida. Seu Mariano era um cidadão culto e popular conhecido por conduzir os livros de registros em um saco de algodão e prestava seu serviço de registro ou casamentos a domicílio. O Cartório funcionou por muitos anos em um prédio que existia por trás do atual Museus Municipal Zulmira Bezerra de Siqueira, na Cidade Histórica. Seu filho Francisco Nery da Farias (Chico Mariano), após ter a oportunidade de estudar no Colégio Marista em Natal, regressou a sua cidade a quem passou a conduzir o Cartório Único Judiciário como funcionário e logo após a aposentadoria de seu Mariano, passou a exercer a titularidade de tabelião até  aposentar-se.

 

Hoje nossa cidade a Câmara Municipal lhe concedeu uma homenagem a sua memória, lhe dando o de uma de suas ruas de Mariano Barbosa de Farias. E o ex-prefeito Dr. Zenildo Batista de Sousa, concedeu o seu nome escola municipal do bairro Casinhas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário