terça-feira, 14 de setembro de 2021

Documentário de longa-metragem conta história de cidade do Vale do Açu.

O documentário Carnaubais: Nossa gente, nossa história, é um filme de longa metragem dirigido pelo produtor cultural Zelitto Coringa narrando fatos curiosos e contando a história do município através de seus moradores. O documentário reserva um capítulo especial para o ano 1974, quando uma enchente destruiu toda a cidade e a população ficou desabrigada. Carnaubais tem em Santa Luzia sua padroeira e santa de devoção mesmo antes do município existir, quando grande incêndio atingiu o carnaubal, um barão teria pedido a interseção da santa que mandou chuva em abundância e apagou o fogo. O barão construiu uma capela em agradecimento a Santa Luzia e a santa passou a ser venerada pela população. Toda essa história é contada com orgulho pelos munícipes. As gravações foram realizadas no mês de abril de 2021 por uma equipe especializada como afirma Zelitto Coringa “ Fizemos questão de contar em nossa equipe com a participação do documentarista Alexandre Santos e da fotógrafa e editora de imagens, Edileusa Martins do Coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura, ambos com grande experiência na produção audiovisual de nosso estado”.

Zelitto também destaca que será  uma excelente oportunidade para contar a história da cidade do seu município que foi berço da Cantora Núbia Lafayete e do líder sindical salineiro Manoel Torquato que fundou o Sindicato do Garrancho (onde os trabalhadores para encobrirem seus rastros, amarravam garranchos nas pernas). O município abriga ainda hoje a maior reserva de carnaubeiras da américa latina. “Queremos documentar a história de Carnaubais através dos relatos de seus moradores e de personagens do município que guardam a rica memória dos acontecimentos vividos e disponibilizar o documentário para as pessoas interessadas na história do município” afirma Coringa que acredita que a obra poderá contribuir de forma efetiva com o resgate da memória e da história do município.


Artistas do município participam do documentário. 

Além dos aspectos históricos que marcaram Carnaubais, o documentário registra a presença de vários artistas que residem no município e que fazem a cena cultural. A presença dos violeiros Hominho Costa e José Jonhson, do músico Johnatan Lopo, da educadora e poetisa Aldinete Sales, da cantora Rafaela Souza que interpreta as músicas de Núbia Lafayete e dos jovens músicos João Vítor e Júnior Mendes, dentre outros, dão a perfeita dimensão do celeiro cultural e artístico que habita o município. “Na condição de artista nascido em Carnaubais, sei da importância de ouvir a classe artística e mostrar nossos valores culturais. Nossa história é o que nos identifica e diz muito sobre quem fomos e quem somos, por isso mesmo fiz questão de também assinar a trilha musical do filme” Destaca Zelito Coringa que acredita que toda a sociedade Carnaubaense se sentirá privilegiada por ver sua história na tela e sendo vista por pessoas de todos os lugares onde a rede mundial de computadores possa chegar. Durante as gravações foram tomados os cuidados sanitários necessários como sanitização dos equipamentos, uso de máscaras e distanciamento social em face a pandemia de Covid-19. 

O documentário Carnaubais: Nossa gente, nossa história, está sendo realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O lançamento ocorre no dia do aniversário da cidade, 18 de setembro ás 19h00 no canal do Youtube da ZCRIAR , no endereço: https://youtube.com/channel/UCZyuRMm0QL_C2atAkXZACNQ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário