terça-feira, 21 de setembro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA IV

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa e óculos de sol

A Carnaubais da minha infância conheci um cidadão na próspera comunidade de Timbaúba, o Sr. Francisco Alves Martins Filho, seu pai tio do ex-governador Aluízio Alves. Proprietário, arrendatário de carnaubal e de uma máquina de triturar a palha da carnaúba para separar o pó da palha para a sua comercialização. Na década dos anos 40 do século passado, se elegeu vereador representando o distrito de Carnaubais na Câmara Municipal de Assú, onde deixou o legado de ser propositor do requerimento para construção do cemitério do distrito de Carnaubais no ano de 1.948, no qual nos serve até hoje. Pois até aquele momento só existia cemitérios públicos mais próximos na Nova Esperança - Assú e na Ponciana - Alto do Rodrigues, em que muitos dos nossos antepassados encontram-se sepultados.

 

Trabalhou na construção do atual cemitério o mestre Lucas Cazuzé e seus filhos: Luiz Lucas, Chico Cândido e Pedro de Lucas. O local da construção do cemitério causou discordância em parte da população, pois queriam que o mesmo fosse construído próximo a vila de Santa Luzia, mas o mesmo optou em construir em um lugar alto e seguro das cheias para não ocorrer o que tinha acontecido com o cemitério do Rosário, que foi destruído pela cheia de 1.947.

 

O Sr. ex-vereador Francisco Alves, também ficou conhecido como um agente político que soltou ao longo de sua atuação política 97 presos no distrito, todos pessoas de poucas condições que tinham sido presos por pequenos e insignificantes delitos, sempre apaziguou  as divergências. Quando a nossa cidade foi emancipada o seu primo governador Aluízio Alves, nomeou  o seu sobrinho Rivadávia Alves Cabral, prefeito do recém criado município.

 

Hoje temos em sua memória  na nossa cidade, a rua Francisco Alves Martins, deixou como seu herdeiro o Sr. hoje pastor, da Igreja de Cristo, Francisco Carlos Alves.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Foto: Ex-vereador Francisco Alves Martins, seu filho Carlos Alves e sua esposa Neuza Borja Martins em um dos desfiles cívico na Cidade Histórica de Carnaubais,

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário