quinta-feira, 16 de setembro de 2021

CARNAUBAIS DA MINHA INFÂNCIA III

 Pode ser uma imagem de 1 pessoa e área interna

A Carnaubais da minha infância existia um delegado de polícia Civil na cidade nomeado pelo governador, conheci dois: Graciliano Ferreira das Neves e Luiz Apolinário (Luiz Lalau). Comandavam dois soldados da polícia militar: Galego e João Sobrinho, cidade pacata ao ponto que só colocavam a farda no dia da feira (domingo) e quando raramente acontecia uma ocorrência. Os atendimentos geralmente aconteciam em sua própria residência. 


Graciliano era um cidadão corajoso e não tinha medo de pouca coisa. Uma certa tarde um soldado por nome de Damião, tomou umas e surtou e saiu pelas ruas com um rifle na mão ameaçando os moradores. Portas fechadas, mal se olhava pela brecha das portas a zuada na rua, foi uma agonia. A paz só voltou quando correu a notícia que o delegado Graciliano, tinha desarmado o surtado soldado.


O delegado Graciliano foi um cidadão de muito prestígio para com o deputado estadual Olavo Montenegro e o governador Aluízio Alves. Lembro que a única vez que tive uma conversa com o ex-governador Aluízio Alves, após me apresentar como carnaubaense, esse de pronto me perguntou por Graciliano, o que me chamou muito atenção, pois entre tantos políticos que o apoiaram ele se referiu a Graciliano.


Seu legado ficará na história do povo carnaubaense, deixou três filhos: Francisco Canindé, Sales e Rosarinha. Hoje em nossa cidade foi concedido o nome de uma das Avenidas em sua memória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário