segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Água nos assentamentos rurais de Carnaubais já foi mais abundante

Os assentamentos rurais do município de Carnaubais, ganhou no ano de 2004 do ex-presidente Lula, um projeto de um poço, uma adutora e as caixas d'águas, onde seus moradores passaram a terem água 7 dias por semana. Pois o objetivo principal era os assentados terem água para o consumo humano, para os seus animais e a iniciação de uma irrigação. Esse sistema passou 7 anos servindo a população. Infelizmente um problema na bomba deixou a população por mais de 2 anos sofrendo sem resolverem a situação. O que ocasionou a mortandade dos animais e praticamente a extinção do gado, ovinos e caprinos. Além de ter sido um retrocesso na iniciação de uma pequena irrigação nos quintais e na área coletiva.

Abandonaram o poço Ban, um novo sistema foi iniciado com a perfuração de novos poços insuficiente para manter o projeto, o que resultou em fornecer apenas água uma vez por semana aos moradores, inviabilizando assim as suas necessidades produtivas. Lembro que a capacidade do poço Ban era de 150 mil litros hora, o novo os dois produz apenas 40 mil litros hora.

No dia de ontem (10), foi anunciado uma festa, com um bingo, bebida e comida, para comemorarem a inauguração de uma água que já existiu com mais abundância. Mesmo assim, a rede construída noa atual gestão no assentamento Canto Comprido, merece ser registrado como um ponto positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário