O respeitado Médico e escritor, Iaperi Araújo, cidadão culto ex-presidente da Fundação José Augusto, escreveu vários livros entre eles conheci a Medicina Popular, publicado pela Coleção Cultura Popular, no qual vou transmitir aos leitores do nosso blog os vegetais usados como medicamentos no nosso Nordeste segundo o escritor.
O Chá da casca do abacate, bom para os rins, febre, uretra, dor de cabeça e fígado.
O chá de agrião semente, muito bom para: Gripe, tosse, coração e garganta.
O chá de alfazema, muito bom para: Indigestão, dor de mulher, resguardo quebrado, dor de barriga, febre, disenteria e inflamação do útero.
Chá de alho, muito bom para: Ameba e vermes.
O chá de Angico, muito bom para: Tosse, gripe, inflamação, asma, ferimento, pancada, queimadura e dor.
O chá de boldo, muito bom para: Indigestão, fígado, rins, intestino, estômago, cólicas e dor de barriga.
O chá da casca do cajueiro, é muito bom para: Inflamação do útero, tosse, febre e inflamação.
O chá do pó da canela, é muito bom para: Mal-estar, coração, reguardo, vômitos intensos, febre, estômago e dor de barriga.
Chá do capim Santo, é muito bom para: Má digestão, fortificante, dor de barriga, nervo, intestino, tosse/gripe, dor de mulher e vômito.
Os nossos antepassados usaram muito mais essa medicina popular, hoje poderíamos usar com maior intensidade, mas a população foi erradamente educada a procurar os remédios das farmácias, lotam os centros de saúde, em procura de remédios apenas para febre, gripes, disenterias e tantas outras doenças que poderiam resolver em casa. No entanto a cultura do consumismo, leva ao empobrecimento financeiro e cultural do nosso povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário