segunda-feira, 22 de agosto de 2022

E as pesquisas? Tem para todos os gostos, mas em muitas vezes o resultado é bem diferente

 Essa campanha foi a que vi mais publicação de pesquisas. Primeiro, alguns blogues e rádios publicam pesquisa quase que semanalmente, quem paga? Não acredito que os mesmos tenha condições financeiras para bancarem os custos de uma pesquisa a nível estadual o que não é tão barata. Os mesmos  estão a serviço de quem? Dar para se fazer uma leitura de quem defendem com tanto afinco.


Mas lembro os amigos leitores, que já vi muito resultados diferentes de pesquisas, e as atuais mostram que está longe de ser definido o jogo, quando aponta 34,0% de quem ainda não tem candidato a governador e 51,0% que não definiram seu voto para senador. Achar que o quadro está definido é puro engano.


Vou citar aqui três exemplos recentes da nossa política Potiguar. Em 2002 o senador Fernando Bezerra candidato a governador, chegou a ter 75% dos votos nas pesquisa, a governadora eleita foi Wilma de Faria - PSB. Em 2014, Henrique Alves - MDB liderou todas as pesquisas, obteve mais votos no 1º turno e no 2º turno, perdeu para Robson Farias - PSD. Nessa atual campanha, o candidato a senador Carlos Eduardo - PDT, chegou a ter 28% de intenções de votos no início do ano, hoje (22) apareceu na pesquisa da TS2 com 16%.  E a campanha está apenas começando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário