terça-feira, 23 de agosto de 2022

Ciro afirma que modelo atual de governo é “certeza de uma crise eterna” e diz que abriria mão de reeleição

 

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou nesta terça-feira (23) em entrevista ao JN que, em nome da governabilidade, não irá se candidatar à reeleição. Para Ciro, a crise política brasileira está instalada há 30 anos justamente por causa desse instituto, criado ainda na primeira gestão Fernando Henrique Cardoso.


Para Ciro, o modelo de coalizão entre partidos é “certeza de uma crise eterna” e citou governos anteriores, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL), como exemplos de falha antes de sugerir que o povo participe mais ativamente por plebiscitos.


“O que destruiu a governança política brasileira nesse modelo é a reeleição. O presidente se coloca com medo dos conflitos O presidente se vende aos grupos picaretas da política, grupos de pouco escrúpulo republicano, porque tem medo de CPI e querem se reeleger. Eu tenho outra relação com a questão moral. Eu me garanto. Eu não sou corrupto. Eu não tenho medo de CPI”, disse Ciro Gomes.


“A minha proposta é transformar minha eleição, não num voto pessoal, mas num plebiscito programático. Isso diminui muito a distância entre a Presidência e o Congresso, que costuma ser reativo”, acrescentou. 

 O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário