sábado, 12 de junho de 2021

MEMÓRIA VIVA: Antonio Dantas Sobrinho um cidadão com visão de futuro que contribuiu com 14 filhos para o bem de Carnaubais

 Pode ser uma imagem em preto e branco de 1 pessoa

 O carnaubaense Antonio Dantas Sobrinho, descendente direto dos pioneiros Albuquerques Pereira em nossa cidade. Foi um agricultor que mesmo nos tempos das dificuldades preferiu conhecer o Brasil. Foi ser soldado da Borracha onde embarcou em Fortaleza com destino ao Amazonas. Não achou interessante a vida na Selva e prosseguiu viagem fixando-se por um tempo na Bolívia. Essa aventura o possibilitou a adquirir várias profissões como pedreiro, ferreiro, carpinteiro e marceneiro.

 

Contemplado com o que viu e passou, voltou a sua terra natal Carnaubais. Mas ainda achou que precisava viajar mais. Viajou ao Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar na Antártica e foi sócio do América Carioca. Mas o seu destino apontava para Carnaubais, para onde regressou, casou com a Senhora Maria Oliveira, onde tiveram 5 filhos, ficou viúvo novo e casou-se pela segunda vez com Luiza de Oliveira Cavalcante, tiveram 7 filhos e ainda teve o terceiro casamento com Josefa Oliveira, que teve mais 2 filhos fechando os seus 14 descendentes.

 

Um homem simples de uma visão avançada, criativa no ponto de vista da sustentabilidade. Construiu dois sítios na terra de sua mãe Joana Dantas. Um a margem do rio Açu e outro no local de moradia. Analisando as suas iniciativas, trabalhou para garantir o sustento de sua família. no sítio onde morávamos tínhamos: 5 espécie de Manga, laranja, graviola, goiaba,

 pinha, fruta do conde, caju, limão, banana e mamão. No sítio do rio, tinha batata, macacheira, azeitona, e banana, mamão e manga para comercialização. Ao lado da casa, mantinha sempre uma vaquinha no curral para suprir com leite a meninada.

 

Como pobre que éramos, mas nunca faltou alimento a nossa mesa, tínhamos a alimentação de boa qualidade para comermos. A nossa mãe Luiza Cavalcante, fazia o complemento com a criação de galinhas e ovos caipira para nos nutrirmos.


O nosso pai ainda encontrava tempo para exercer o ofício de ferreiro. em sua tenda montada ao lado de nossa casa, ele fabricava: ferro de cova, ciscador, gira-mundo, faca, facão, batia enxada, fazia espingarda de soca e também concertava. Sempre alegre, feliz e respeitador onde deixou lições e aprendizados para os seus 14 filhos, que tem honrado, contribuindo para o desenvolvimento de Carnaubais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário