O vizinho Estado do Ceará governado por Camilo Santana (PT) está anos-luz do nosso, essa é a planta do hospital regional do Jaguaribe na cidade de Limoeiro do Norte, cidade equivalente a população do Assú, 56 mil habitantes. Interessante que o Estado do Ceará tem apenas 3 hospitais regionais o de: Juazeiro, Sobral e esse em fase de conclusão, que contará com 20 especialidades médicas, seis salas de cirurgias, 20 UTIs adulto, 10 infantil, 20 UCI de apoio e 67 leitos de apoio.
No Rio Grande a demagogia e a politicagem criaram "hospitais regionais" sem as mínimas condições em: Canguaretama, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, Santo Antonio do Salto da Onça, João Câmara e Angicos. Funciona com melhor qualidade, porém muito distante de uma melhor assistência: Pau dos Ferros, Currais Novos, Caicó e Assú. Em um melhor estado o Tarcísio Maia - Mossoró, Dioclécio Maia - Parnamirim e o Walfredo Gurgel - Natal.
O Estado do Rio Grande do Norte tem mais hospitais regionais do que o Estado de São Paulo, pode? Será que algo de errado não existe nessa mal conservada estrutura. Será que não é hora de ter uma profunda discussão sobre a saúde pública, o que compete aos município, Estado e a União?
Nenhum comentário:
Postar um comentário