terça-feira, 10 de setembro de 2019

Igreja de Santa Luzia de Carnaubais um patrimônio histórico cultural abandonado pelo gestor municipal

Resultado de imagem para foto da igreja da cidade histórica de carnaubais
Igreja de Santa Luzia Cidade História - Carnaubais
A igreja de Santa Luzia de Carnaubais, foi entregue a população carnaubaense no ano de 1912, quando ainda a comunidade era Poço da Lavagem e a grande maioria da nossa população habitava em casas de taipas. Foi grande o esforço do proprietário empresário Abel Alberto da Fonseca, que liderou toda a construção da igreja juntamente com a comunidade.  Foi um divisor da nossa história, que passamos a ter uma padroeira, a igreja e a festa da padroeira, que contou com a presença da banda de música da cidade de Macau.

Com a mudança da cidade para onde hoje estamos, foi abandonado a igreja. No ano de 2001, foi totalmente recuperada pela gestão do ex-prefeito Luizinho Cavalcante, dentro do Projeto Cidade Histórica.

Aqui meus pais se casaram, me batizei, fiz a primeira comunhão, recebi os ensinamentos cristãos. Aqui tem história e sentimento de pertencimento. Não posso ficar calado em ver o abandono no qual se encontra hoje. Quando desenvolvi o Projeto Cidade Histórica, pensei em preservar a nossa História e poder gerar emprego e renda aos nossos conterrâneos. É uma pena ver a situação de desprezo que encontra o nosso maior patrimônio cultural, o berço da nossa civilização. O atual gestor Thiago Meira, não deve, não pode cometer tamanho desrespeito a nossa histórias a nossa cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário